Especificações do microfone ultrassônico

Todas as medições feitas com as configurações de ganho padrão, a menos que indicado de outra forma.

Figura 1. Sensibilidade do microfone ultrassônico e nível de ruído
Sensibilidade (dBFS re: 1 Pa) e ruído (dBFS por raiz quadrada Hz) mostrados entre 10 kHz e 140 kHz. A sensibilidade atinge o pico de 30 dBFS/Pa a 26 kHz. A sensibilidade diminui aproximadamente linearmente para 3 dBFS/Pa a 100 kHz e diminui mais abruptamente para -40 dBFS/Pa a 135 kHz. O ruído é mais alto a -90 dBFS/raiz de Hz a 26 kHz. Ele diminui para -100 dBFS/raiz de Hz a 50 kHz. Ele diminui lentamente para -105 dBFS/raiz de Hz a 140 kHz.
Figura 2. Relação sinal/ruído do microfone ultrassônico
Relação sinal/ruído (em dB re: 1 Pa/raiz Hz) representada graficamente versus frequência de 10 kHz a 140 kHz. A relação sinal/ruído está em seu ponto mais alto, entre 113 e 123 dB, entre 20 kHz e 80 kHz. Entre 80 kHz e 140 kHz, ela diminui para 67 dB.
Figura 3. Resposta polar do microfone ultrassônico: visão frontal
Gráfico de resposta polar, exibido irradiando para fora do gravador, que está voltado para o espectador. O microfone ultrassônico do Song Meter Mini Bat 2 tem um padrão de resposta aproximadamente cardioide, com a resposta de frequências mais altas geralmente se tornando mais direcional. A 20 kHz, a sensibilidade de 180 graus é 15 dB menor que a frontal. A 100 kHz, a sensibilidade de 180 graus é 40 dB menor que a frontal.
Figura 4. Resposta polar do microfone ultrassônico: visão superior
Gráfico de resposta polar, mostrado com a trava do gravador voltada para o visualizador. A resposta polar é ligeiramente desigual, com um pouco mais de sensibilidade fora do eixo na parte traseira do gravador do que na frente, mas a resposta geral ainda tem formato cardioide.